MANTENHA SUA EQUIPE ENGAJADA DURANTE A PANDEMIA!

O isolamento social se iniciou oficialmente em março e, como ainda não há uma previsão para sairmos totalmente dele, os gestores e líderes de equipes precisam pensar em diversas formas de manter seus colaboradores engajados. Além da garantia de uma boa comunicação, é necessário um alinhamento claro com a equipe durante este período de pandemia, manter seu time engajado e motivado à distância deve ser um foco, haja vista que é um desafio a ser cumprido, já que todos estão acostumados com reuniões e conversas presenciais.

Com o cenário que vivemos, a desmotivação é grande, isso devido aos noticiários, falta de vida social com amigos e família, impossibilidade de saídas para espairecer, e ainda a instabilidade que o mundo enfrenta. Já que este contexto parece permanecer por mais meses, é preciso adotar medidas para aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Hoje daremos dicas para que uma equipe se mantenha engajada:

  1. Estabeleça ferramentas de comunicação:

O uso de determinadas ferramentas é essencial para auxiliar a comunicação de toda a equipe no trabalho remoto. E é melhor ainda quando este uso é padronizado, ou seja, use sempre a mesma plataforma para as famosas calls do dia a dia, as mais aderidas são o Zoom, Hangouts, Meets, Microsoft Tems. Essas plataformas de vídeo chamadas são uma ótima opção nesse momento, para que a equipe toda consiga se ver e se conectar de alguma forma.

  • Marque reuniões periódicas com toda a equipe:

Já ouviu falar do scrum? É uma metodologia usada para a gestão dinâmica de projetos, ele permite controlar de forma eficiente o trabalho de equipes em prol de um objetivo em comum. É bacana realizar a reunião periodicamente, assim as expectativas sempre se alinham dentro das células de uma empresa.

  • Pratique empatia e otimismo entre os clientes e a equipe:

Mesmo que não tenhamos uma data correta para voltarmos às nossas vidas como antes, é preciso ser otimista e transmitir esta positividade aos demais. Um estímulo no começo ou fim do dia, um gesto de reconhecimento. Agora, cada dia importa mais do que nunca. Reinvente-se.

  • Projete-se para um futuro retorno:

Se tem algo que a pandemia trouxe para nós foi a possibilidade efetiva de trabalhar em home office de maneira eficaz. É claro que é necessário bastante disciplina, e já falamos sobre isso em outro blog, mas o método é benéfico tanto para a empresa quanto para o funcionário, pois diminui custos para a primeira e tempo para o segundo citado.

Uma das possibilidades estudadas por gestores é alternar as idas até o escritório pelos funcionários, numa espécie de rodízio, respeitando a natureza e necessidade de cada negócio. Escolha o melhor método que sua empresa pode utilizar num momento pós pandemia ou até agora, caso já tenha voltado à normalidade.

Viu só?

Manter uma equipe engajada e ativa não é um bicho de sete cabeças. Claro que lidar com pessoas não é fácil e cada negócio pode ter demandas específicas, mas, basicamente, é preciso entender a necessidade do momento e colocar em práticas as dicas acima! Unir forças com seu time é gerar comprometimento e vida longa ao seu negócio! Boa sorte!

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conte conosco!

Categorias

Últimos posts

O que são mockups? Para que servem?

Quem nunca ouviu a frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Já parou para pensar no seu real sentido, ou pelo menos, um deles?

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.