Posicionamento da marca

O que é?

É quando uma marca consegue criar elos emocionais com seus clientes, fazendo com que eles se tornem fiéis (a marca). Esse posicionamento é como uma marca é vista ou quer ser vista, e é muito importante reforçar esse posicionamento com as ações e como a marca ou empresa se comunica com seu target.

O posicionamento envolve as estratégias e táticas realizadas pela empresa que tem como objetivo promover a marca, produto ou serviço. É o ângulo que se vai trabalhar na mente do consumidor e uma vez conseguido, se transforma em estratégia. 


Se quando falamos sobre “fast food” você lembra de alguma empresa específica em questão de segundos, ela provavelmente faz esse trabalho de posicionamento muito bem.Uma marca tem que ter um posicionamento claro e consistente, como um tipo de uma promessa convincente. É preciso estudo, análises, pesquisas, testes e entendimento sobre quais os objetivos finais da comunicação e ações pré-estabelecidas.

É necessário também saber quem realmente é o consumidor da marca e isso tem que ser feito de forma diária e constante, além de entender como os seus consumidores veem o produto ou serviço e o comparam com seus concorrentes diretos, ou seja, é possível criar uma estratégia que converse com as pessoas e ainda comunique um diferencial em relação a ofertas dos concorrentes.

Definição do seu público 


Para tudo dar certo, você precisa definir qual é o seu público alvo e isso leva em consideração a idade, sexo, classe social e econômica, as necessidades de consumo, entre outras características. Quanto mais detalhada for sua pesquisa, mais fácil vai ser de definir como se posicionar de maneira eficaz.

Para ajudar nessa parte, falemos das segmentações de mercado. Existem quatro formas eficazes, o que ajuda você a definir seu público e trabalhar com essas informações:Segmentação demográfica, classifica os consumidores de acordo com sua profissão, classe social, idade, nacionalidade, religião, tamanho da família e grau de escolaridade. Infelizmente, ela sozinha não é suficiente para entender tudo que o consumidor precisa.

Segmentação geográfica está relacionada a região do consumidor. País, estado, cidade, quais bairros mais frequenta e se estamos falando de uma empresa pequena que atinge um pequeno raio, a ideia de investir em filiais em outras regiões, pode ser um ótimo caminho.Segmentação psicográfica é o estilo de vida. Sua personalidade e valores está diretamente ligada a características pessoais que atingem toda maneira de estudar esse público.

Segmentação comportamental é o comportamento de compra do seu público. Essa segmentação quer analisar o que seu cliente está fazendo quando vê seu produto e qual sua reação nesse momento.

Diferentes estratégias de posicionamento
Agora você já sabe o que é o posicionamento de marca, a importância de se posicionar e como segmentar seu público, agora precisa ficar atento a qual estratégia utilizar para se posicionar: Posicionamento específico é quando a marca/empresa escolhe dar ênfase para as qualidades que o produto/serviço tem.

Posicionamento de categoria é quando a marca/empresa se torna um sinônimo do segmento. Quando se afirma a melhor da categoria.

Posicionamento contra concorrente é quando a marca/empresa quer deixar claro que o seu produto ou serviço é melhor que qualquer outra e que ganha de qualquer concorrente.Posicionamento por benefício é quando a marca/empresa promete um tipo de vantagem exclusiva por usar seu produto ou serviço.

Por fim, pode-se afirmar que o posicionamento de marca é o que define se a sua empresa terá vantagem e será facilmente lembrada por seu público.

Estratégias de Posicionamento de MarcaBenefício:
O serviço ou produto se posiciona com base no benefício que proporciona. Exemplo:
Qualidade/Preço
A empresa deve oferecer a maior quantidade de benefícios à um preço justo.

Concorrente 
Sempre comparar as vantagens e atributos com as marcas da concorrência. Isso afirma que a sua marca é a melhor em algum sentido em relação ao concorrente.

Uso ou aplicação
Trata de se posicionar com os melhores, tendo como base aplicações específicas. Essa estratégia significa, se posicionar como líder em uma categoria de produtos. Exemplo: Coca cola, é líder de marca na categoria de refrigerantes de cola.

Exemplos de posicionamentos de grandes marcas: COCA COLA- Vende felicidade em forma de refrigerante;
DOVE- Vende beleza em forma de shampoo;
ROLEX– Vende joias em forma de relógio;

Mercedes Benz- Vende status e conforto em forma de carro.Para montar o planejamento estratégico perfeito para o seu negócio e posicionar sua marca ou empresa de forma correta, conte com a melhor agência de marketing digital do Brasil. Agência Formiga Digital

Texto desenvolvido por Evelyn Santos.

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