A força do PME e profissionais liberais na economia brasileira

A força do PME e profissionais liberais na economia brasileira

O início das pequenas e médias empresas foi há muito tempo e já desempenhou um papel importante na economia brasileira. Para traçarmos um panorama precisamos voltar no tempo que o Brasil foi descoberto e a coroa portuguesa estava quebrando a cabeça para encontrar um modo de garantir sua soberania na Nova América. A solução foi trazer a produção e agricultura para nosso solo. Assim como a construção de portos para as transações de cargas e a chegada dos escravos. Era preciso pessoas para construir o porto, por exemplo. Surgiram posteriormente após o sucesso com os grandes engenhos de açúcar a produção de algodão, que foi onde pequenos agricultores encontraram mercado.  Mais tarde seriam necessários o padeiro, sapateiros, alfaiates, entre outros.

O mais importante desse cenário e que ainda permanece sendo atualmente no século XXI é que a economia para girar e mais do que isso ter recolhimento de receita são necessárias as pequenas e médios empresas.  O mundo não é feito só de grandes empresas, cada setor é essencial, possui seu brilho próprio e utilidade. Assim como na época colonial eram precisas algumas profissões hoje também é assim. Um exemplo banal é se uma cidade não tem pedreiros não se pode construir novos centros comerciais, casas, condomínios.  É algo que a humanidade aprendeu em seus primórdios quando percebeu que precisava se unir e cada um desempenhar uma função.

É verdade que a zona PME e de profissionais liberais possuem alguns desafios como não ter os mesmos recursos do que um grande empresário. Existe algumas limitações até mesmo na área tributária e com relação a trabalhista que impede avanços. A saída é trabalhar com sua realidade e ter bons colaboradores. Outro ponto é a qualidade dos profissionais, já que locais que possuem grandeza ficam com os melhores. Neste caso é preciso oferecer cursos de capacitação para ajudar neste quesito. Sem contar que muitas vezes o pequeno empresário, é o único funcionário e acaba acumulando um número vasto de funções.

No entanto, existe algumas soluções para quem se insere neste quadro. Já que com o advento da tecnologia, a Terceira Revolução Industrial veio para ser irreverente e trazer uma série de benefícios. É possível hoje em dia se comunicar mais facilmente, há ferramentas ou maquinário que ajuda na hora de oferecer um serviço ou produto. Por isso a importância de um site, de uma boa identidade de marca, redes sociais ativas e condizentes com o tipo de público-alvo. O marketing digital é forte e cada vez fica mais à medida que o tempo passa. Por isso a Agência Formiga Digital está aqui para traçar o melhor serviços que combinam com seu negócio.

Texto produzido por Mariana Rizzuto

pme
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
×