Importância da rede social

A importância das  redes sociais na atualidade.

Que as redes sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam e enxergam o mundo, você já sabe, mas aqui queremos mostrar também, como isso aconteceu, qual a importância e como isso é visto perante os dias de hoje.

Antes, as pessoas eram menos receptivas as informações e mudanças, hoje tudo muda muito depressa e o público, está cada vez mais atento e participativo, o que mostra como hoje isso é importante para marcas e pessoas que pretendem formar opiniões.

Os internautas atuais, seguem grupos de pessoas que tem interesses semelhantes, ou que fazem coisas que eles gostariam de fazer. A internet além de tudo, se tornou uma ferramenta política, social, comercial e de interesses.

O poder de persuasão

As mídias sociais, quando criadas, vieram para ser algo mais ligado a relacionamentos sociais, ou seja, para que se pudesse conhecer pessoas mesmo que do outro lado do mundo ou no mesmo bairro e cidade, o que não deixa de ser verdade, mas claramente, hoje elas se tornaram uma das maiores máquinas de divulgação, vendas e promoção de marcas, serviços, produtos e pessoas. Sim, as redes sociais criaram profissões que antes não existiam como os famosos influencers, que faz uma publicidade facilmente capaz de nos induzir a desejar um produto que a gente nem precisa. Só de ver uma pessoa que você tem afinidade ou admira, compartilhando dos mesmos pensamentos e ideologias, usando certo produto ou indicando um serviço, faz com que você deseje o mesmo. Além disso, as redes sociais proporcionaram oportunidades de mercado para os novos empreendedores, fazendo com que tenham mais espaço no mercado e visibilidade.

Estudos provam que os brasileiros ficam em média 3 horas por dia em suas redes sociais, o que mostra que seu feed pode ser uma ótima e efetiva vitrine e obviamente, marcas e empresas não poderiam ficar fora disso, pois é uma bela oportunidade para vender e se divulgar.

A importância das recomendações

Nesse mundo, é preciso ter criatividade para fazer as divulgações e o primeiro passo para obter sucesso, é entender qual o melhor veículo para fazer seu anúncio e ainda, entender qual o tipo de publicidade seu público está mais aberto a receber.

Ter cuidado, nunca é demais. Da mesma maneira que as redes sociais podem ser grandes aliadas para vendas de seu produto ou serviço, elas podem também se tornar grandes inimigas, quando por exemplo, sua empresa não é facilmente encontrada por seus usuários, ou quando tem pouca visibilidade.

O “boca a boca” já é muito conhecido. Recomendações são essenciais para as vendas, desde sempre e isso agora também é válido na internet. Fique atento ao que andam dizendo sobre você, não apague comentários, mesmo que negativos, pelo contrário, os respondam mostrando que tem interesse em solucionar o problema para melhorar sempre. Assim, novos clientes veem e sentem confiança, porque apesar desse papo todo girar em torno da modernidade e tecnologia, uma coisa nunca mudará, “pessoas confiam em pessoas”, e seus clientes antigos, são quem “vendem seu peixe” para clientes futuros.

Possíveis riscos

Sua empresa não vai ser encontrada com facilidade, fazendo com que a concorrência passe na frente e talvez você perca um cliente. Não precisa criar ações para se aproximar de seus seguidores, mas com isso, a credibilidade diminui e consequentemente abaixam seus números e sua marca acaba não sendo referência.
Uma postagem indevida por exemplo, que não mostra qual o posicionamento da sua empresa, pode ser viral e talvez abalar a reputação da marca.

O ponto é, as redes sociais são grandes facilitadoras da sua comunicação com pessoas e organizações que tem interesse no seu serviço/produto ou então compartilhe de seus valores e isso pode ser de grande valia. Não precisar bater de porta em porta para tentar convencer seus clientes de que você é bom, de que seu produto é o melhor e sua marca é confiável e algo a ser valorizado.

Cases de sucesso

Taco Bell e os filtros do Snapchat

O fast food mexicano, quebrou recordes na antiga popular rede social Snapchat. Quando mexicanos comemoravam a vitória de seu país em cima da França, a empresa foi uma das primeiras marcas a lançar um filtro patrocinado no aplicativo. Assim, os usuários poderiam fazer fotos e vídeos com o filtro que transformava sua cabeça em um grande taco, já logo remetendo a marca.

Ultragaz e o funk do gás

A música que virou meme e foi viral, mostrou que a internet tem poder. Depois de transformar em funk a versão da música que passa nos carros da Ultragaz, funcionários postaram um vídeo no Facebook enquanto dançavam na empresa e obtiveram mais de seis milhões de visualizações, então a empresa viu que não poderia perder a oportunidade e divulgou diversos vídeos com a participação de seus funcionários em diferentes pontos de venda.

A batalha entre Mc Donald’s e Bob’s 

Quem tem o melhor milk shake de Ovomaltine? Foi nas redes sociais que aconteceu a maior repercussão,  onde era exposta toda a “guerra” entre as marcas, fazendo com que ali fosse decidido qual era o melhor. No meio de tudo isso, as marcas Pizza Hut, Burger King e Girafas ainda se aproveitaram do alvoroço para propagar seus produtos.

Por fim, caminhe com seus clientes. Fique por dentro do que eles gostam, esteja conectado a eles de maneira quase que integral, estando dentro de suas redes sociais, mostre que as pessoas que eles seguem, acompanham e admiram, gostam e recomendam sua marca. Isso é essencial para os negócios caminharem bem.

Texto desenvolvido por Evelyn Santos.

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